ESTÁGIOS DA PRÁTICA DO YOGA
BKS Iyengar
traduzido por Eloisa Vargas
 
O Yoga é praticado em quatro estágios que poderão ser desenvolvidos ao longo de um período de tempo mas que poderá acontecer em um momento qualquer durante a prática:

ESTÁGIO 1 - arambhavastha
Neste primeiro estágio,  o sadhaka está envolvido com o aspecto mecânico e anatômico da pose ou seja, com a sua forma. Precisa compreender sua estrutura física ( engenharia da pose)  e desenvolver  fundações para equilíbrio em conformidade com a gravidade para adquirir estabilidade. A mente ainda não está cultivada. Este estágio inicial é importante e não deve ser apressado. Para aprender os asanas, o iniciante deve concentrar-se em mover-se corretamente. Devem apanhar o “todo” do asana e não perder tempo com pequenos detalhes.


ESTÁGIO 2 - ghatavastha
Num segundo estágio, começa a percepção da ação dos músculos, dos ossos e da pele. Nesta fase, você começa a entender a necessidade dos “ajustes” na pose e do uso da respiração correta para que o corpo adapte-se ao asana. Você passa a compreender a sua própria anatomia e a sentir as leis que regem o seu corpo. Você descobre seus limites e aprende a lidar com eles, aprende como expandi-los ao invés de lutar com eles.  Utiliza, de forma consciente, as alavancas naturais do corpo que se constituem da correta colocação dos ossos, juntas e músculos contra os apoios, e passa a ter o máximo de desempenho com o mínimo de força. Você já controla seu corpo e os asanas são executados corretamente. Este domínio passa a provocar grandes mudanças também na sua mente. Seu corpo está se transformando e a sua mente também.

ESTÁGIO 3 - parichayavastha
No terceiro estágio, você passa a praticar com a mente que estará presente em todas as partes do seu corpo guiando para o equilíbrio, para o desempenho , para a leitura das sinalizações mecânicas , biológicas e psicológicas do asana.
Você agora domina os efeitos do asana pois sabe o tipo de efeito psíquico que a pose está gerando no momento da execução uma vez que aprendeu a manter a atenção nos níveis psíquico e mental. Você despertou a inteligência do seu corpo através da consciência e da observação. Sua prática torna-se perceptiva.



ESTÁGIO 4 - nishpathyavastha
Você dominou o exterior, dominou o interior e permitiu que a mente penetrasse o asana através de todas as partes do seu corpo. Seu corpo agora é pura inteligência e não mais está atrelado aos seus pensamentos. Quando cessa o pensamento, caem as barreiras da separação e neste estágio, corpo, mente e alma são apenas um. Embora você esteja em movimento, está em meditação. Meditação dinâmica. Você não sente mais que está separado do asana, nem do ambiente, nem de nada. Você flui na Graça que acontece quando a mente está em silêncio total.

 

 
 

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